A Importância da Entomologia Forense nas Investigações Criminais.
- giulia lucheta
- 13 de mai. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de jun. de 2021

A Entomologia Forense é a ciência que aplica estudos sobre insetos em procedimentos de investigações criminais e ela está dividida em três principais áreas: a Entomologia Urbana, que estuda as interações entre os insetos e o ambiente urbano; Entomologia de produtos estocados, que dedica-se a estudar as relações entre insetos e a infestação de produtos estocados; e a Entomologia Médico-Legal, que estuda os insetos que são úteis nas investigações criminais, usualmente em crimes violentos como assassinatos, estupros e suicídios. A Entomologia Forense envolve insetos necrófagos que geralmente vivem em contato com restos humanos ou animais em decomposição. Usando as informações corretas, a Entomologia Forense pode nos trazer informações como por exemplo a identidade do cadáver, a causa da morte, movimentações do corpo, uso de drogas e toxinas e determinação de intervalo pós-morte.
Após a morte, as carcaças são colonizadas por uma grande quantidade de insetos e a atividade de cada espécie começa em diferentes fases e estágios da decomposição. No entanto, influências externas como a temperatura do ambiente e a vegetação podem distorcer informações sobre as espécies encontradas. Graças a isso, podemos dizemos dizer que o conhecimento e identificação das espécies necrófagas são de suma importância para a resolução do ocorrido.

A Entomologia Forense é uma área da Tafonomia Forense, ciência que se dedica a determinar como variáveis ambientais e bióticas alteram as evidências deixadas de um crime. Entre os fatores abióticos principais podemos destacar a temperatura, umidade e luminosidade. Dentre os fatores bióticos, podemos destacar, além dos insetos necrófagos, a influência de outros artrópodes, fungos, bactérias, e vertebrados como roedores, felinos, e canídeos. Entre os artrópodes, podemos citar os Dípteros (Sarcophagidae, Muscidae e Calliphoridae); Coleópteros (Scarabaeidae, Silphidae e Dermestidae); Lepidópteros (Tineidae e Pyralidae). Entre os insetos Omníveros como os Himenópteros (formigas e vespas) e Coleópteros (alguns besouros). Entre os insetos parasitas citamos os Coleópteros (Silphidae, Staphylinidae e Histeridae); Dípteros (Calliphoridae – Chrysomya, Muscidae – Hydrotaea); Ácaros (aracnídeos diminutos – Macrochelidae, Parasitidae e Parholapidae); Himenópteros (predadores ou parasitas de imaturos de dípteros); Dermápteros (vulgarmente conhecidos como tesourinhas). E finalmente, entre os insetos acidentais, citamos outros artrópodes como colêmbolas, percevejos, aranhas, centopéias e tatuzinhos de jardim.
Comments